TRANSPORTE
Alta pode ser de R$ 0,30
Estimativas são de que preço da passagem de ônibus pode passar de R$ 2,30
Amanhã, a prefeitura de Santa Maria vai apresentar o cálculo do novo valor da passagem do transporte coletivo ao Conselho Municipal de Transportes. O estudo será divulgado pelo secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Sérgio Medeiros, durante a reunião mensal do conselho. O órgão, que é consultivo, não analisará o assunto amanhã, pois ele não estava na pauta do dia. Mas deverá marcar uma reunião extraordinária, nos próximos dias, para tratar especificamente do pedido de aumento da tarifa, feito pela Associação dos Transportadores Urbanos (ATU).
Apesar de a ATU preferir não falar em percentuais de reajuste nem em valor da tarifa, há estimativas extraoficiais de que o cálculo da passagem pode indicar um novo valor superior a R$ 2,30, o que daria 15% de aumento. Porém, a decisão não é apenas técnica, pois não leva em conta somente o número apontado pelo cálculo da planilha. Como a palavra final é a do prefeito Cezar Schirmer, a questão política e socioeconômica da cidade também poderá ser considerada pelo chefe do Executivo na hora de decidir.
Levantamento feito pelo Diário revela que, entre 14 cidades gaúchas, Santa Maria tem o terceiro preço mais barato da passagem de ônibus, ficando atrás apenas de Cruz Alta (R$ 1,75) e Uruguaiana (R$ 1,80). Nas outras 11 cidades, o valor da tarifa ultrapassa os R$ 2,20 (veja quadro). Portanto, se a passagem aqui passasse para R$ 2,20, seriam 10% de reajuste.
Uma das alegações das empresas de ônibus ao pedir o reajuste é que a tarifa não sofre aumento há quase 560 dias, desde março de 2009. Além disso, a ATU diz que, nesse período, os salários dos funcionários do transporte coletivo já tiveram aumento superior a 9%. Afirma também que houve alta nos preços de veículos, carrocerias e outros insumos do setor.
– Não temos mais como suportar esse preço. O prefeito já negou cinco pedidos de reajuste. E agora as empresas terão também os gastos com 13º salário e férias – disse Luiz Fernando Maffini, presidente da ATU.
O dirigente defende que seja definida uma política clara de reajustes anuais da passagem de ônibus para evitar aumentos acumulados, de quase dois anos.
– Santa Maria já tem condições de medir os dados e fazer a revisão tarifária todo ano. Do jeito que está, o Poder Executivo acaba represando os reajustes e, depois, quando tem de dar o aumento da tarifa, acaba ficando pesado. Fica desgastante para as empresas, para o poder público e para o usuário do transporte coletivo – afirmou Maffini.
Exigências – Para o secretário Sérgio Medeiros, as empresas de ônibus cumpriram as metas definidas pelo prefeito no início de 2009, quando Schirmer concedeu o reajuste sob a condição de que fossem feitas melhorias no sistema de transporte coletivo.
– As empresas já adequaram os ônibus, fazendo a pintura e colocando elevadores. Quanto à passagem integrada, a gente precisa de dados que serão obtidos com a bilhetagem eletrônica para definir quais linhas serão integradas – afirmou Medeiros, que preferiu não falar no resultado do cálculo da possível nova tarifa.
DÚVIDAS:
* O PRIMEIRO ARGUMENTO FALA "ENTRE 14 CIDADES GAÚCHAS, SANTA MARIA TEM O TERCEIRO MENOR PREÇO", MAS NÃO LEVA EM CONTA QUE O RIO GRANDE DO SUL POSSUI 367 MUNICIPIOS E NÃO APENAS 14. QUAL A BASE QUE TOMARAM PARA A ESCOLHA DESTES 14?
*A SEGUNDA ALEGAÇÃO É QUESTIONÁVEL UMA VEZ QUE, EM SE LEVANDO EM CONTA O 13º E FÉRIAS DEVEM SER FATORES PARA AUMENTOS, TODO EMPRESARIADO MUNDIAL DEVERIA PEDIR AUMENTO DE PREÇOS EM SEU PRODUTOS PARA ARCAR COM ESTAS DESPESAS, AS QUAIS JÁ ESTÃO INCLUSAS A MUITO NAS PLANILHAS DE CUSTO DAS EMPRESAS.
* AS EXIGÊNCIAS CUMPRIDAS, DE ACORDO COM O Sr. SERGIO MEDEIROS, SE REFERIAM A SER CONDIÇÃO PARA O AUMENTO ANTERIOR, O QUAL ELEVOU A TARIFA PARA R$ 2,00 E FICA DESCARTADO ASSIM A SUA REUTILIZAÇÃO. SERIA ABSURDO, ENGÔDO E UMA FORMA DE CONSIDERAR O USUÁRIO COMO IGNORANTE, POIS NÃO SE PODE JAMAIS USAR (faço aqui uma Analogia) O MESMO CRIME PARA UMA SEGUNDA CODENAÇÃO, SENDO QUE TAL JÁ FOI CUMPRIDA.
AINDA SOBRE AS METAS CUMPRIDAS, AINDA FALTAM ALGUMAS, AS QUAIS ESTÃO LIGADAS DIRETAMENTE A ELEVAÇÃO DE PREÇOS ANTERIOR, O QUE SERIA RAZÃO PARA BAIXA DOS VALORES E NÃO A SUA ELEVAÇÃO.
Apesar de a ATU preferir não falar em percentuais de reajuste nem em valor da tarifa, há estimativas extraoficiais de que o cálculo da passagem pode indicar um novo valor superior a R$ 2,30, o que daria 15% de aumento. Porém, a decisão não é apenas técnica, pois não leva em conta somente o número apontado pelo cálculo da planilha. Como a palavra final é a do prefeito Cezar Schirmer, a questão política e socioeconômica da cidade também poderá ser considerada pelo chefe do Executivo na hora de decidir.
Levantamento feito pelo Diário revela que, entre 14 cidades gaúchas, Santa Maria tem o terceiro preço mais barato da passagem de ônibus, ficando atrás apenas de Cruz Alta (R$ 1,75) e Uruguaiana (R$ 1,80). Nas outras 11 cidades, o valor da tarifa ultrapassa os R$ 2,20 (veja quadro). Portanto, se a passagem aqui passasse para R$ 2,20, seriam 10% de reajuste.
Uma das alegações das empresas de ônibus ao pedir o reajuste é que a tarifa não sofre aumento há quase 560 dias, desde março de 2009. Além disso, a ATU diz que, nesse período, os salários dos funcionários do transporte coletivo já tiveram aumento superior a 9%. Afirma também que houve alta nos preços de veículos, carrocerias e outros insumos do setor.
– Não temos mais como suportar esse preço. O prefeito já negou cinco pedidos de reajuste. E agora as empresas terão também os gastos com 13º salário e férias – disse Luiz Fernando Maffini, presidente da ATU.
O dirigente defende que seja definida uma política clara de reajustes anuais da passagem de ônibus para evitar aumentos acumulados, de quase dois anos.
– Santa Maria já tem condições de medir os dados e fazer a revisão tarifária todo ano. Do jeito que está, o Poder Executivo acaba represando os reajustes e, depois, quando tem de dar o aumento da tarifa, acaba ficando pesado. Fica desgastante para as empresas, para o poder público e para o usuário do transporte coletivo – afirmou Maffini.
Exigências – Para o secretário Sérgio Medeiros, as empresas de ônibus cumpriram as metas definidas pelo prefeito no início de 2009, quando Schirmer concedeu o reajuste sob a condição de que fossem feitas melhorias no sistema de transporte coletivo.
– As empresas já adequaram os ônibus, fazendo a pintura e colocando elevadores. Quanto à passagem integrada, a gente precisa de dados que serão obtidos com a bilhetagem eletrônica para definir quais linhas serão integradas – afirmou Medeiros, que preferiu não falar no resultado do cálculo da possível nova tarifa.
DÚVIDAS:
* O PRIMEIRO ARGUMENTO FALA "ENTRE 14 CIDADES GAÚCHAS, SANTA MARIA TEM O TERCEIRO MENOR PREÇO", MAS NÃO LEVA EM CONTA QUE O RIO GRANDE DO SUL POSSUI 367 MUNICIPIOS E NÃO APENAS 14. QUAL A BASE QUE TOMARAM PARA A ESCOLHA DESTES 14?
*A SEGUNDA ALEGAÇÃO É QUESTIONÁVEL UMA VEZ QUE, EM SE LEVANDO EM CONTA O 13º E FÉRIAS DEVEM SER FATORES PARA AUMENTOS, TODO EMPRESARIADO MUNDIAL DEVERIA PEDIR AUMENTO DE PREÇOS EM SEU PRODUTOS PARA ARCAR COM ESTAS DESPESAS, AS QUAIS JÁ ESTÃO INCLUSAS A MUITO NAS PLANILHAS DE CUSTO DAS EMPRESAS.
* AS EXIGÊNCIAS CUMPRIDAS, DE ACORDO COM O Sr. SERGIO MEDEIROS, SE REFERIAM A SER CONDIÇÃO PARA O AUMENTO ANTERIOR, O QUAL ELEVOU A TARIFA PARA R$ 2,00 E FICA DESCARTADO ASSIM A SUA REUTILIZAÇÃO. SERIA ABSURDO, ENGÔDO E UMA FORMA DE CONSIDERAR O USUÁRIO COMO IGNORANTE, POIS NÃO SE PODE JAMAIS USAR (faço aqui uma Analogia) O MESMO CRIME PARA UMA SEGUNDA CODENAÇÃO, SENDO QUE TAL JÁ FOI CUMPRIDA.
AINDA SOBRE AS METAS CUMPRIDAS, AINDA FALTAM ALGUMAS, AS QUAIS ESTÃO LIGADAS DIRETAMENTE A ELEVAÇÃO DE PREÇOS ANTERIOR, O QUE SERIA RAZÃO PARA BAIXA DOS VALORES E NÃO A SUA ELEVAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário